Conselho de Ética da Câmara aceita denúncia de racismo contra o vereador Marcelo Brito (MDB), em Ribeira do Pombal-BA

A primeira Reunião do Conselho de Ética da Câmara de Vereadores de Ribeira do Pombal-BA, foi realizada na última quarta-feira (19). Na pauta, a denúncia feita pelos então vereadores José Kleber Fonseca de Santana (Júnior Fonseca), e Renivaldo Castro dos Santos (Nego Ri), contra o vereador Marcelo Brito (MDB).

Marcelo é acusado da prática de racismo, no episódio que marcou a última sessão da Câmara do ano passado, no dia 19 de dezembro, quando durante a Sessão que era solene, por conta das homenagens e reconhecimentos de cidadãos pombalenses, Marcelo se dirigiu a dois homenageados, citando o genitor dos mesmos, Dr. Roberval, que é negro, da seguinte forma: “Eu tenho orgulho. Seu pai não é negro, seu pai é branco, porque tem boas práticas, boas lições, tem honra. Desde quando chegou a Ribeira do Pombal, maçonicamente conheço o seu irmão. Nunca ouvir um deslize de Dr. Roberval, me lembro…”.  Não demorou para a fala do edil repercutir, se tornando assunto na mídia baiana.

No último dia de mandato, tanto Junior Fonseca, quanto Nego Ri, acionaram o Conselho de Ética da casa, pedindo a cassação de Marcelo, porém por conta do recesso, tal denúncia só foi protocolada no último dia 07.

Com a decisão desta quarta-feira, o presidente da Câmara será notificado sobre a abertura do Processo Disciplinar, bem como será aberto o prazo de 07 dias para que Marcelo apresente a sua defesa. O vereador, deverá ser afastado da Mesa Diretora, como reza o Código de Ética da Câmara de Vereadores de Ribeira do Pombal.

Relembre o caso:

Confira a ata da reunião na íntegra:

Atas 1ª Reunião do Conselho de Ética Data: 19 de Fevereiro de Dois Mil e Vinte e Cinco Local: Sala de Reuniões da Câmara Municipal O Presidente José Victor Cruz Braga abriu a reunião com a presença dos membros: Narjara Andrade de Souza (Relatora) Urculina Maria Alcântara de Souza (Membro) João Miranda de Jesus (Membro) Pedro Paulo Alves de Andrade (Membro) Pauta Foi discutida a representação apresentada pelos ex-vereadores José Kleber Fonseca de Santana e Renivaldo Castro dos Santos contra o vereador Marcelo Brito, solicitando a cassação do parlamentar por supostos atos de quebra de decoro. Decisões O Conselho decidiu pelo recebimento da denúncia e a abertura de Processo Disciplinar de acordo com o Regimento Interno. Um ofício será enviado ao Presidente da Câmara para cumprimento da Resolução nº 019/2017 (CODIGO DE ÉTICA; Marcelo afastado da Mesa Diretora) . O vereador representado será notificado e terá sete dias para apresentar sua defesa. A reunião foi encerrada ao meio dia, com a ata sendo assinada pelos membros presentes. Pesquisa do Joilson Costa, no DO da CVRP de 19 de fevereiro 2025.

Redação: Portal Alerta

Com informações: Joilson Costa

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo