Em noite de homenagens, vereador faz discurso racista na Câmara Municipal de Ribeira do Pombal-BA

A última sessão da Câmara de Vereadores de Ribeira do Pombal-BA de 2024, ocorrida na noite da última quinta-feira (19), era pra ser marcada por homenagens, aos cidadãos Honorários e Beneméritos da cidade.

Estas honrarias são dadas pelos edis após indicação e aprovação da casa, demonstrando a importância dos agraciados à referida cidade, e são ofertadas tanto aos nascidos no município, quanto para os que chegaram e se instalaram no mesmo.

Entre os homenageados estavam Caio Anjos e Yuri Moreno, ambos filhos de Dr. Roberval, que são responsáveis por um dos maiores Laboratórios de Análises Clínicas da região, o Laboratório ELAB. O Reconhecimento aos irmãos, foi uma iniciativa da vereadora Narjara Andrade.

Após as respectivas entregas dos títulos, bem como os discursos dos agraciados, foi dada oportunidade para que os vereadores se pronunciassem, e também rendessem as suas homenagens em reconhecimento aos cidadãos em tela. Mas infelizmente não foi isso que aconteceu.

O primeiro a discursar foi o vereador Marcelo Brito (MDB), e fez uma introdução, se dirigindo a todos os homenageados, que de forma resumida, falou que todos eles tinham motivos de se orgulhar, porque são conterrâneos de grandes nomes pombalenses, profissionais de diversas áreas mas que se destacaram ao longo da história. Porém ao se dirigir aos irmãos, Marcelo fez uma referência ao seu pai, Dr. Roberval, e utilizou as seguintes palavras: “Eu tenho orgulho. Seu pai não é negro, seu pai é branco, porque tem boas práticas, boas lições, tem honra. Desde quando chegou a Ribeira do Pombal, maçonicamente conheço o seu irmão. Nunca ouvir um deslize de Dr. Roberval, me lembro…”.

O único vereador que foi em defesa de Dr. Roberval e contra Marcelo em relação ao caso, foi o vereador Reinivaldo (Nego Ri). Na sequência, Marcelo retornou à tribuna e reforçou o seu discurso, em que voltou a dizer que “Dr. Roberval é negro por fora, mas branco por dentro”. Confira o toda repercussão:

Redação: Portal Alerta

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo