Sete candidatos a vereador(a) de quatro municípios da região, não tiveram sequer o próprio voto, podendo cassar mandato de eleito. Entenda!

Sete candidatos a vereadores de quatro municípios da região, votaram em outros candidatos ou não votaram. Neste caso é possível fazer tal afirmação justamente porque os referidos candidatos não tiveram nenhum voto nas eleições municipais no último dia 06.

Dalanne de Zé Martins (PT) e Valfranio (PSD), no município de Cipó; Belinha (PSD), no município de Crisópolis; Zuleide de Zé Rodolfo (PSB) e Vagneia (Republicanos), em Olindina; Jozineide Souza (União Brasil), e Egidinho (PP), em Ribeira do Pombal.

Alguns destes candidatos registraram movimentação financeira nas contas das candidaturas, porém nenhuma delas fruto do Fundo Partidário.

O caso mais grave é o de Crisópolis, em que o baixo desempenho de Isabela do Santos Curvelo, que foi para a urna com o nome “Belinha” (PSD), pode acarretar na cassação do único eleito pelo partido, Osano que obteve 465 votos. Mesmo sem receber nenhum voto, Belinha consta como suplente. (foto – Capa).

A cassação pode se concretizar caso a justiça entenda que tenha havido fraude eleitoral no que se diz respeito à cota de gênero, com base na Súmula 73 aprovada pelo Tribunal Superior Eleitoral em maio do corrente ano, que tem como objetivo combater a referida fraude. A Lei 9.504/1997 prevê que as legendas tenham no mínimo 30% de candidaturas de sexo oposto. A votação zerada ou inexpressiva é vista como uma forma de burlar a referida lei, e que se trata de uma candidatura fictícia, tendo em vista que nem o próprio candidato votou nele. As penalidades previstas em casos como estes, podem chegar à cassação da legenda e dos diplomas dos candidatos a ele vinculados independente da participação dele na fraude, além da inelegibilidade dos que as praticaram.

Dallane de Zé Martins (esquerda), e Valfrânio (direita)
Zuleide (esquerda), e Vagnéia (direita)
Jozineide (esquerda), e Egidinho (direita)

Os demais casos citados anteriormente, não tiveram interferência no pleito, tendo em vista que os partidos representados pelos candidatos não votados, não tiveram eleitos.

Redação: Portal Alerta

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo