Banzaê-BA: A “Pancada” ou “Golpe” foi segura(o). Por Montenius
As reviravoltas na política de Banzaê-BA. Desde sua emancipação, essas reviravoltas são comuns na política de Banzaê. O primeiro prefeito, popularmente conhecido como “Seu Divá”, em 1992, apoiou Zé Leal com o compromisso de apoiar em 1996, algum Calazans.
Ocorre que Zé Leal lançou sua prima Jailma que, em 2000, deveria ceder para ele de volta, mas ela preferiu ir para reeleição e ainda tomou o então PFL – 25 – de Zé. Já em 2004, o mesmo Zé retomou o 25 de Jailma. Isso sempre na disputa do executivo.
Já por uma cadeira na Câmara Legislativa, em 1996, o vereador Nininho não teve direito a concorrer à reeleição, e lançou seu irmão, Joãozinho. Fato semelhante a Zé Lourinho, tendo que lançar, de última hora, seu filho Dode. Anos depois, em 2012, o popular “Júnior Q’é Isso” quase ficou sem legenda para eleição, o que também aconteceu em 2016 com Roger do Sindicato, pelo PSB.
Agora em 2024, que promete ser a eleição mais disputada desde 2000, o partido do vereador Fernandes, AGIR, pré-candidato a vice-prefeito, com Ramon também foi tomado. Assim, diante desse acontecimento, como fica a chapa Ramon e Fernandes? No primeiro cenário, com ajuda do Deputado Ricardo Maia retoma o partido e fica tudo como antes no quartel de Abrantes. No segundo cenário, não consegue retomar o partido. O período de filiação com direito a concorrer ao pleito em outubro de 24, encerrou em 6 de abril. Só resta aos filiados do AGIR realizar sua convenção e se manter “neutro”, oficialmente, na disputa para prefeito e lançar seus candidatos a vereador, e na prática do dia-a-dia apoiar Ramon. Fernandes não poderia concorrer a vice na chapa de Ramon, restando a ele, ser candidato a vereador, ou não ser candidato a nada, e trabalhar para vitória de Ramon e assumir depois uma secretaria de governo. A Ramon, cabe escolher um outro candidato a vice, dentro do próprio MDB, ou do PL ou Podemos.
A “pancada” ou “golpe” foi segura(o), forte, mas não mata ninguém, e muito menos desmotiva. Pode ter até um efeito contrário, empolgar mais ainda. Ramon é pré-candidato forte e isso está provado, pois está ameaçando o Reinado da Pedra Furada.
Fonte: Montenius