Após impasse em Ribeira do Pombal-BA, Federação Brasil da Esperança decide não lançar Chapa Majoritária, nem apoiar candidatos. PT decidirá se manterá candidaturas ao legislativo!

O impasse envolvendo a Federação Brasil da Esperança (PT, PC do B, e PV), sobre as eleições 2024 em Ribeira do Pombal-BA, teve que ser decidido na Capital Baiana. Isso porque, uma “queda de braço” entre o Partido dos Trabalhadores liderado por Dr. Jairo, e o Partido Comunista do Brasil, liderado por Dr. João Carlos, ambos advogados pombalenses, distanciou os rumos das siglas na política local.

Desde que os primeiros nomes foram lançados como pré-candidatos a prefeito na cidade, o cenário apontava que os partidos que tinham um acordo firmado ainda nas eleições de 2022, não seguiriam pacificamente em 2024 nas urnas pombalenses. Dr. Jairo, presidente do PT, se lançou como pré-candidato a prefeito, assim como Brenno de Dadá (PP), e Nay Grilo (PSB), todos opositores a Eriksson Silva (MDB), atual prefeito e pré-candidato à reeleição.

Mesmo com a pré-candidatura de Dr. Jairo, Dr. João Carlos anunciou o apoio dele e do PC do B, ao projeto de Nay Grilo. O anúncio soou estranho nos bastidores políticos, chamando a atenção da Federação à nível estadual, onde ficou decidido que os partidos deveriam chegar a um consenso em Assembleia Municipal, caso contrário, os destinos dos partidos seriam decididos pela Direção Estadual.

Inicialmente tudo foi decidido em Ribeira do Pombal, já que Dr. Jairo abriu mão da sua pré-candidatura, e passou a apoiar a pré-candidatura de Nay. E quando tudo parecia resolvido, Nay Grilo desistiu da campanha, e passou o bastão para o petista, que voltou a ser pré-candidato. Acontece que João Carlos, aparentemente não apoia Jairo, e, portanto, deixou o grupo, anunciando em seguida o seu apoio a Brenno de Dadá, o outro oposicionista pombalense.

Na última quarta-feira (24), o PV e o Solidariedade, este último partido do pré-candidato a vice do petista, seguiram Dr. João, e também anunciaram apoio ao pepista. Na ocasião, Brenno chegou a afirmar que estava recebendo o apoio de Toninho, bem como dos partidos que compõem a Federação, informação que não foi confirmada pelo PT, gerando insatisfação em Jairo e no Partido dos Trabalhadores.

Já que em Ribeira do Pombal não foi possível chegar a um consenso, a discussão retornou para Salvador, e na tarde desta quinta-feira (25), a Federação Brasil da Esperança, decidiu que em Ribeira do Pombal não será lançada Chapa Majoritária, bem como não será permitido apoiar nenhuma candidatura ao executivo municipal, podendo apenas serem mantidas as pré-candidaturas para vereadores.

Dr. Jairo (esquerda), e Dr. João (Direita), protagonizaram uma queda de braço entre PT e PC do B em Ribeira do Pombal

Tão logo terminou a reunião em Salvador, Dr. Jairo conversou com o PORTAL ALERTA, onde afirmou que respeitará a decisão da Federação, e que o Partido ainda irá decidir se manterá as pré-candidaturas ao legislativo pombalense.

Confira a decisão da Federação na íntegra:

“A Federação Brasil da Esperança na Bahia, em reunião realizada em 25 de julho de 2024, na sede do PT, sob a presidência de Geraldo Galindo (presidente do PCdoB), e com a participação dos dirigentes Luiz Araujo (PV), Osmar Galdino (PT), Jonas Paulo (PT); deliberou, o que se segue sobre o município de: RIBEIRA DO POMBAL: Lançamento de chapa própria da Federação Brasil da Esperança (PT, PcdoB, PV) para proporcional exclusivamente, sem coligação para chapa majoritária. Salvador, 25 de julho de 2024”.

Redação: Portal Alerta

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo