Confira quem são os candidatos para substituir Biden nas eleições dos EUA

Presidente dos Estados Unidos anunciou desistência de disputar a reeleição na tarde deste domingo (21)

Com o anúncio da desistência do presidente Joe Biden à reeleição em novembro nos Estados Unidos, neste domingo (21), alguns nomes já são discutidos como possíveis substitutos na corrida presidencial.

Em suas redes sociais, o atual presidente afirmou que ainda deverá falar novamente à nação sobre sua decisão. “Por enquanto, deixem-me expressar minha mais profunda gratidão a todos aqueles que trabalharam tanto para me ver reeleito. Quero agradecer à vice-presidente Kamala Harris por ser uma parceira extraordinária em todo este trabalho. E deixem-me expressar o meu sincero agradecimento ao povo americano pela fé e confiança que depositaram em mim.”

Confira os candidatos:

Kamala Harris

Atual vice-presidente, Kamala Harris é uma das candidatas com mais destaque. Ela pode ser favorecida por já estar no governo atual e na chapa democrata. Mesmo que consiga ser nomeada para encabeçar a chapa, ainda precisará de um novo candidato para a vice-presidência. Se eleita, seria a primeira mulher a assumir a presidência dos EUA. Ela também já recebeu o apoio de Biden para disputar o cargo, sendo citada ainda em sua carta de renúncia. 

Gavin Newsom

Atualmente governador da Califórnia, Gavin Newsom já ocupou a prefeitura de São Francisco e é um dos nomes cotados para substituir o atual presidente. O político ganhou destaque em 2023 durante um debate com o governador republicano da Flórida, Ron DeSantis.

Gretchen Whitmer

A atual governadora de Michigan, Gretchen Whitmer, de 52 anos, já atuou na Câmara dos Representantes e no Senado de Michigan antes de assumir o cargo de governadora em 2019. Ela estava na lista de candidatos para ser vice-presidente de Biden em 2020 e conseguiu um bom desempenho na votação do partido.

J. B. Pritzker

O governador de Illinois, JB Pritzker, é conhecido por suas críticas contundentes a Trump e por suas importantes conquistas nos direitos ao aborto e no controle de armas durante seus dois mandatos no estado. Com 59 anos, ele é herdeiro bilionário dos Hotéis Hyatt e tem a vantagem de dispor de uma fortuna estimada em cerca de US$ 3,5 bilhões.

Dean Phillips

Deputado por Minnesota, ele concorreu nas primárias democratas no início do ano, mas não teve sucesso. Ele foi presidente e CEO da empresa de bebidas Phillips Distilling Company e co-proprietário e CEO da Talenti Gelato, vendida em 2014. O político declarou que, embora Biden fosse um bom homem, não seria capaz de derrotar Donald Trump em uma eleição geral.

Josh Shapiro

Governador da Pensilvânia, o político também já foi ex-procurador-geral do estado e teve uma taxa de aprovação de 64%, segundo uma pesquisa do Muhlenberg College divulgada em abril deste ano.

Fonte: Metro1

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo