Fórmula-1 por Murilo Oliveira: Leclerc quebra tabu e vence a primeira em casa
O sonolento GP de Mônaco começou com acidente logo na primeira volta, o que mudou completamente as possibilidades de estratégias da corrida.
LARGADA COM ACIDENTES
Parecia uma largada normal, os ponteiros se mantiveram nas suas posições, com exceção de Carlos Sainz, que teve um pneu furado após toque com Piastri, mas, lá no fundo do pelotão, um acidente envolvendo Perez, Magnussen e Hulkenberg provocou bandeira vermelha, paralisando a prova em cerca de quarenta minutos e mudando totalmente as estratégias das equipes.
Na parada para retirar os destroços da pista, as equipes trocaram os pneus, eliminando assim a obrigatoriedade de parada nos boxes, depois disso, o que se viu foi o habitual em Mônaco, uma fila indiana, com raríssimas ultrapassagens.
McLAREN X FERRARI
Restou a seguir, a perseguição da McLaren de Piastri, (que teve o carro comprometido após o toque de Sainz) a Leclerc, e Norris, tentando passar o espanhol da Ferrari, sem sucesso, afinal, nas estreitas e sinuosas curvas das ruas de Monte Carlo não há retas suficientes para se tentar ultrapassar.
Com algumas disputas esporádicas no pelotão intermediário e a tentativa de Verstappen, com pneus novos sobre Russel e Hamilton em relação a o tricampeão da Red Bull, o 70° GP de Mônaco se resumiu a pouquíssimos momentos interessantes, condição essa provocada pelo formato do tradicional circuito de rua, e pelo acidente inicial da corrida.
HOMENAGENS A SENNA
Além das McLaren, que homenagearam Ayrton Senna com as cores do capacete nos carros era possível ver também as imagens do brasileiro, que morreu há 30 anos exibidas no túnel durante a transmissão, belas e merecidas homenagens ao tricampeão e maior vencedor em Mônaco (6 vezes).
LECLERC SE ISOLA EM 2°
Com a vitória, Leclerc, acabou com a “maldição” de nunca ter vencido em casa, aliás, nem um pódio ele havia conseguido na F1 no GP de Mônaco.
Com a vitória, Leclerc aumenta a vantagem em relação ao terceiro colocado no campeonato, Sérgio Perez, que tem mais uma vez ameaçada sua renovação para a próxima temporada.
RESULTADO DO GP DE MÔNACO
1 C LECLERC Ferrari 78 voltas
2 O PIASTRI McLaren Mercedes + 7.152
3 C SAINZ Ferrari + 7.585
4 L NORRIS McLaren Mercedes + 8.650
5 G RUSSELL Mercedes + 13.309
6 M VERSTAPPEN Red Bull Honda + 13.853
7 L HAMILTON Mercedes + 14.908
8 Y TSUNODA RB Honda + 1 volta
9 A ALBON Williams Mercedes + 1 volta
10 P GASLY Alpine + 1 volta
11 F ALONSO Aston Martin Mercedes + 2 voltas
12 D RICCIARDO RB Honda + 2 voltas
13 V BOTTAS Sauber Ferrari + 2 voltas
14 L STROLL Aston Martin Mercedes + 2 voltas
15 L SARGEANT Williams Mercedes + 2 voltas
16 G ZHOU Sauber Ferrari + 2 voltas
17 E OCON Alpine Abandonou
18 N HÜLKENBERG Haas Ferrari Abandonou
19 S PÉREZ Red Bull Honda Abandonou
20 K MAGNUSSEN Haas Ferrari Abandonou
Murilo Oliveira é empresário no ramo de culinária chinesa e locutor da Rádio Canabrava FM e apresenta o “café com notícias” apaixonado por automobilismo desde a adolescência, acompanha várias categorias, com atenção especial para a Fórmula 1.