Pelo segundo ano consecutivo Jeremoabo-BA foi a cidade mais violenta da região. Confira!
Como já é tradição, o PORTAL ALERTA divulga dados e números importantes sobre homicídios ocorridos no ano anterior, em cidades da região.
Em 2023 foram avaliados dados de 17 cidades, são elas: Adustina, Araci, Banzaê, Cícero Dantas, Cipó, Euclides da Cunha, Fátima, Heliópolis, Jeremoabo, Nova Soure, Paripiranga, Ribeira do Amparo, Ribeira do Pombal, e Tucano, além de Antas, Novo Triunfo e Sítio do Quinto, que foram avaliados pela primeira vez. Vale ressaltar que os dados foram extraídos de matérias jornalísticas veiculadas por este canal de notícias.
Homicídios em Números Gerais
Somente foram realizadas comparações entres os 14 municípios que foram avaliados em 2022 e 2023, mantendo o mesmo número de crimes, 61. Já incluindo as três novas cidades, o número de assassinatos subiu para 68, numa região que é habitada por 458.684 pessoas, de acordo com último levantamento do IBGE. Heliópolis, Novo Triunfo e Ribeira do Amparo, não registraram nenhum homicídio. Por outro lado, Jeremoabo foi considerada a cidade mais violenta da região, com um total de 17 assassinatos, equivalendo a 25% dos crimes de toda a região. Este é o segundo ano consecutivo que Jeremoabo lidera o Ranking de forma negativa.. Veja a Ranking:
Homicídios para cada 100.000 habitantes
Em 2022, o PORTAL ALERTA fez uma análise proporcional, igualando a pesquisa aos números utilizados pelos órgãos de Segurança Pública, avaliando todos os municípios numa possível taxa populacional, no caso 100.000 habitantes, chegando assim a uma proporção. Este número nem sempre pode ser visto como EXATO, porém serve para fazer um comparativo entre as cidades. Jeremoabo também liderou de forma negativa, com 45 homicídios/100.000 habitantes, seguido por Antas (35) e Cícero Dantas (32), respectivamente. A média de toda a região é de 15 homicídios/100.000 habitantes. Confira como ficou o Ranking:
Redução
Na região, sete homicídios reduziram o número de homicídios em relação ao ano anterior: Cipó (75%), Euclides da Cunha (33%), Heliópolis (100%), Nova Soure (50%), Paripiranga (83%), Ribeira do Amparo (100%), e Tucano (57%). Confira o quadro:
Aumento
Na contramão da região, Araci, Banzaê, Cícero Dantas, Jeremoabo e Ribeira do Pombal, oscilaram negativamente, já que aumentaram o número de crimes. Confira:
Características
Foram analisados outros dados em relação aos crimes na região.
Meio Utilizado: Dos 68 homicídios cometidos nos 17 municípios da região, 52 foram com uso de arma de fogo, o que representa 76% dos crimes; 10 foram com uso de faca (15%), 01 desconhecido (1%), e os demais com outros meios.
Vítimas: Ainda durante o estudo, o PORTAL ALERTA conseguiu fazer um levantamento por amostragem de algumas características das vítimas, sendo: 51% brancos, e 49% negros, com idade média de 25 anos.
Confira a Mancha Criminal de sua Cidade:
Redação: Portal Alerta