Saiba como foi o trabalho na Câmara de Vereadores de Ribeira do Pombal-BA, na atual legislatura

2024 chegou, e com ele mais um período eleitoral, onde será decidido o futuro dos 5.568 municípios brasileiros, através das escolhas, tanto dos gestores, prefeitos e vice, quanto dos legisladores, os vereadores, no próximo outubro.

Diante desta expectativa, o PORTAL ALERTA fez uma pesquisa minuciosa a respeito do trabalho desempenhado pela Câmara de Vereadores de Ribeira do Pombal-BA, com dados importantes que indicam a representatividade da casa legislativa, bem como daqueles que a compõem.

Ao todo foram eleitos 15 vereadores, sendo 11 pela situação, e 04 pela oposição. Com o passar do tempo, três oposicionistas (Sérgio da Oficina, Pedro Mel e Toninho) aderiram à base aliada ao prefeito, porém Toninho retornou recentemente. A oposição sofreu baixa também com a cassação de Alessandro de Dadá, após condenação pela Justiça Comum, envolvido num caso ode de violência doméstica.

Já na situação, Miranda, Peu do Gado e Bebeto se licenciaram para assumirem cargos de confiança. Peu está vinculado direto ao Gabinete do prefeito Eriksson Silva, Miranda assumiu a Secretaria Municipal de Agricultura, enquanto Bebeto atualmente é o superintendente do DNIT na Bahia.

Por conta dos afastamentos, cinco suplentes chegaram a ocupar uma vaga no legislativo pombalense: Netinho (In Memoriam), Zé Valdo, Marcelo Silva, Elias Brasil e Junior Fonseca.

Peu do Gado é o vereador eleito que tem menos tempo de atuação na Câmara, 11 meses no total. Já Elias Brasil, é o que tem o menor tempo, 08 meses, porém é o suplente mais recente a assumir uma cadeira no legislativo.

Mas e a produção? O que os legisladores fizeram em representação aos pombalenses?

Ao longo destes 36 meses o vereador licenciado e atual Superintendente do DNIT na Bahia, Roberto Alcântara (Bebeto), é o que acumula maior quantidade de projetos de lei, 31 no total, com uma média de 1,3 Projeto/mês. Já Alessandro de Dadá, Elias Brasil, e Peu do Gado, não apresentaram nenhum Projeto de Lei.

O campeão de indicações, é o vereador Ataíde Cigano, com 77 indicações no total, e uma média de 2,1 indicação/ mês. Em contrapartida, Alessandro de Dadá e Elias Brasil não fizeram nenhuma indicação.  

Dominguinhos foi o vereador que apresentou 36 moções, a maior quantidade durante os últimos três anos, com uma média de 1 moção/mês, enquanto Alessandro de Dadá e Peu do Gado, não apresentaram nenhuma.

Ao todo foram apresentados: 85 Projetos de Lei (média de 2,4/mês), 375 Indicações (média de 10,4/mês), e 185 moções (média de 5,1). Dos 85 Projetos de lei apresentados, 23 (27%) são para nomear locais públicos (ruas, cemitérios, praças, etc).

Confira o desempenho individual dos vereadores clicando nos respectivos nomes:

Alessandro de Dadá – Não existe registro de Projeto, indicação e moção, de sua autoria

Ataíde Cigano – 04 Projetos de Lei, 77 indicações, e 26 moções

Elias Brasil – 03 moções

Irmão Ezequias – 03 Projetos de Lei (01 nomeação de local público), 08 indicações, 14 moções

Dominguinhos – 01 Projetos de Lei (nomeação de local público), 10 indicações, 36 moções

Edilson do Barrocão – 02 Projetos de Lei, 43 indicações, 08 moções

Junior Fonseca – 04 Projetos de Lei, 16 indicações, 05 moções

Marcelo Brito – 11 Projetos de Lei (07 nomeações de locais públicos), 36 indicações, 15 moções

Marcelo Silva – 02 Projetos de Lei, 17 infrações, 14 moções

Narjara Andrade – 05 Projetos de Lei, 08 indicações, 05 moções

Pedro Mel – 11 Projetos de Lei (01 nomeação de local público), 56 indicações, 14 moções

Peu do Gado – 02 indicações

Nego Ri – 04 Projetos de Lei (03 nomeações de locais públicos), 74 indicações, 12 moções

Bebeto – 31 Projetos de Lei (06 nomeações de locais públicos), 03 indicações, 20 moções

Roni de Zé Careca – 06 projetos de lei (03 nomeações de locais públicos), 15 indicações, 09 moções

Sérgio da Oficina – 01 Projeto de Lei (nomeação de local público), 10 indicações, 04 moções

Todos os dados foram consultados no Portal da Câmara de Vereadores de Ribeira do Pombal, que é aberto ao público. Os nomes dos vereadores Miranda, Toninho e Zé Valdo não constam na plataforma, tampouco os resultados dos seus respectivos trabalhos, e por isso não constam nesta reportagem.

Redação: Portal Alerta

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo