Bahia obtém o pior índice de concluintes do ensino médio, segundo dados de inscrições do ENEM
Por meio de uma pesquisa do Censo da Educação Superior que foram divulgados na última terça-feira (10), a Bahia é apontada como o estado com a menor proporção de estudantes concluintes do Ensino Médio, que se inscreveram para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) em todo o território nacional.
As inscrições para a realização da prova no país somaram aproximadamente 2,3 milhões, resultando uma média de 48,4% dos concluintes que fizeram a prova do ENEM, ou seja, menos de 50%, segundo Manuel Palácios, presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Texeira (Inep).
Os dados da pesquisa ainda informam que o número de instituições de ensino superior cresceu na Bahia, totalizando 153 faculdades, onde 60 das instituições, ou seja, a maioria, se encontram em Salvador e região metropolitana.
Em todo o país, existem 2.595 Instituições de Ensino Superior, que são divididas por organizações acadêmicas. As faculdades são as que lideram o ranking e estadual, com 1.968 e 115 instituições classificadas da seguinte forma:
• Centros Universitários: 381 no Brasil e 24 na Bahia;
• Universidades: 205 no Brasil e 10 na Bahia;
• Institutos Federais (IF) e Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefet): 41 no Brasil e 4 na Bahia.
Os dados completos da pesquisa ainda serão divulgados para o público.
Fonte: euclidesdacunha.com