‘Cocaína é ilegal porque é produzida na América Latina, não por ser pior que uísque’, diz Petro
Segundo o presidente colombiano, a origem da substância está na indústria e não nos países latino-americanos
O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, afirmou nesta terça-feira (4) que a cocaína é ilegal por ser produzida na América Latina, não por ser pior que o uísque. A declaração foi dada durante reunião ministerial, transmitida pelo canal do governo nas redes sociais. “A cocaína é ilegal porque é produzida na América Latina, não porque seja pior que o uísque”, disse Petro.
Segundo o presidente colombiano, a origem da substância está na indústria e não nos países latino-americanos. O vídeo com a declaração gerou diversas opiniões e causou polêmica. “A cocaína não é pior do que uísque, mas o que têm os Estados Unidos, o fentanil, isso sim que os está matando e isso não é feito na Colômbia”.
Recentemente, Petro e Donald Trump protagonizaram um embate na questão da política migratória. Os Estados Unidos anunciaram sanções contra a Colômbia após o presidente ter recusado voo com colombianos por usarem algemas e correntes. Em resposta, o país sul-americano anunciou uma taxação de volta aos produtos estadunidenses.
Depois, Petro e Trump entraram em acordo e a Colômbia vai enviar o avião presidencial para buscar os deportados. O líder sul-americano chegou a pedir uma reunião dos países que formam a região para debater a política migratória, mas foi cancelada por falta de consenso.
Fonte: R7