Pombalense Heberty Oliveira anuncia a masterclass inaugural do Projeto Mais Vinho Bahia em Feira de Santana

O que acontece quando alguns dos mais competentes especialistas em vinhos da Bahia decidem unir forças? Eles organizam uma masterclass para promover o consumo e a educação sobre o mundo dos vinhos. É este o propósito do Projeto Mais Vinho Bahia, uma iniciativa que tem à frente o empreendedor e consultor de vinhos Heberty Oliveira, natural de Ribeira do Pombal. O Mais Vinho Bahia conta também com a participação dos sommeliers Renato Lyra e Ivan Ribeiro e da sommelière Silvana Alves.

Neste bate-papo exclusivo com a Coluna VinhosBahia, Heberty, que é proprietário da Distribuidora de Vinhos H. Wine, em Feira de Santana, conta um pouco da sua trajetória profissional e explica em detalhes a masterclass inaugural, marcada para o dia 30 deste mês no restaurante Anis Bistrô, do chef Pablo Sá, em Feira de Santana. Boa leitura.

Coluna VinhosBahia: Você pode contar um pouco da sua trajetória no mundo dos vinhos?
Heberty Oliveira: Comecei a trabalhar com vinhos aos 23 anos. Nunca fui consumidor de bebidas alcoólicas até por uma questão de formação religiosa, mas o vinho eu achei superinteressante. Eu sempre gostei de estudar e percebi que a produção de vinhos envolve muita ciência e isso me atraiu bastante. É um universo muito rico que a gente pode explorar. Aí comecei a prestar atenção em cada rótulo, a perceber as nuances das uvas, etc. Gostei tanto que passei a querer ter acesso a rótulos mais caros e percebi que na minha cidade natal, Ribeira do Pombal, não tinha ninguém que vendesse esses rótulos. Foi aí que resolvi abrir a minha empresa de vinhos no final de 2022, a H. Wine, aqui em Feira de Santana. E a gente atua por toda Bahia. Estamos presentes nos melhores restaurantes.

Coluna VinhosBahia: Como surgiu a ideia de criar o Projeto Mais Vinho Bahia? E qual o seu propósito?
Heberty Oliveira: Ainda existe uma necessidade muito grande de se aprimorar o mercado consumidor de vinhos aqui na Bahia e tornar essa cultura cada vez mais forte junto ao povo baiano. E não somente o consumo de vinho tinto, mas também de vinho branco, vinho rosé e espumante. Tem gente que ainda tem muito preconceito com vinho rosé. Então resolvemos montar o Projeto Mais Vinho Bahia – eu, Renato Lyra, Ivan Ribeiro e Silvana Alves – com o propósito de fomentar o consumo, tornando o consumidor cada vez mais capacitado para fazer melhores escolhas. Acredito que todo o mercado sairá ganhando.

Coluna VinhosBahia: Como será a masterclass inaugural que vocês vão realizar no dia 30 em Feira?
Heberty Oliveira: Nossa imersão de vinhos vai começar às 9 horas da manhã e terminará às 18 horas. Ela vai acontecer no restaurante Anis Bistrô, do chef Pablo Sá, em Feira de Santana. Pablo tem uma cozinha espetacular, com sabor e identidade. Vamos degustar mais de 20 rótulos enquanto conversamos sobre a História do Vinho no Brasil e no mundo; Estilos e tipos de vinhos; Técnicas de Degustação, suas etapas e suas formas; Tipos de Uvas, Vinhedos, Terroirs, Tipos de Poda, Vinificação; Serviços e temperatura dos vinhos; Taças, decanters e adegagem; e muito mais.
Teremos uma pausa para o almoço às 12 horas, mas durante as aulas serão oferecidos antepastos para harmonização com os vinhos experimentados. O ingresso pode ser adquirido pelo site Sympla.

Coluna VinhosBahia: Quais as próximas iniciativas planejadas pelo Mais Vinho Bahia?
Heberty Oliveira: Nossa ideia é levar essa masterclass para as principais cidades da Bahia – Ribeira do Pombal, Vitória da Conquista, Jequié, Teixeira de Freitas, Porto Seguro, dentre outras – e também para o estado de Sergipe. É importante dizer que este curso não é voltado apenas para o consumidor de vinhos, mas também para vendedores e sommeliers, que são os profissionais de vinhos.

Fonte: Toda Bahia

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo