Candidato a prefeito em cidade da Bahia se retrata após dizer que autismo é ‘mais ou menos’ como ‘praga’: ‘Cometi uma falha’
Um candidato a prefeito de Valença, no baixo sul da Bahia, foi alvo de críticas após comparar o autismo a uma praga. Hilton Couceiros (Avante) participava de uma sabatina, na quarta-feira (18), quando usou o termo.
“Vocês já viram, vocês vão entender o seguinte… Hoje nós temos algumas escolas de Valença, como Apae, AMA, Pestalozzi com crianças com deficiência física e autista etc. Isso é muito preocupante porque fica parecendo que é… Como é que se dá o nome? Praga não, mas é mais ou menos isso. Está evoluindo demais isso”, disse o candidato na ocasião.
A declaração foi alvo de críticas nas redes sociais e chegou a ser rebatida por João Pedro, embaixador do autismo na Bahia. Depois, o representante da causa voltou a se pronunciar, e disse ter entendido que a fala do político foi tirada de contexto.
Diante da repercussão, Hilton publicou um vídeo, esclarecendo seu posicionamento nas redes sociais. Em texto compartilhado nesta quinta (19), ele disse que foi induzido a usar a palavra e que não concorda com tal comparação.
“Infelizmente, durante uma fala recente, ao tentar responder a uma pergunta, eu cometi uma falha”, admitiu, logo no início do texto compartilhado no Instagram.
“Utilizei um termo inadequado para me referir ao aumento de diagnósticos de autismo, o que gerou interpretações que não condizem jamais com o meu pensamento ou a minha postura. Foi um momento de falha na escolha das palavras, peço desculpas sinceras a todas as famílias, pessoas com autismo e a quem mais possa ter se sentido ofendido por tal equívoco”.
De acordo com ele, há pessoas tentando transformar o episódio em “politicagem”. Ele disputa a eleição com Jairo do BB (PDT), Jucelia Nascimento (Pode), Marcos Medrado (PV) e Valdemar da Conect (Solidariedade).
Fonte: Notícias de Santa Luz