Verstappen vence na Espanha com Norris na “cola”. Por Murilo Oliveira!

O GP da Espanha foi marcado pelas estratégias das equipes e a volta de Hamilton ao pódio

A LARGADA

Largando da quarta posição, George Russel da Mercedes surpreendeu todo mundo e assumiu a ponta da corrida, seguido de Verstappen, que manteve a segunda posição e Norris, que largou na pole e caiu para terceiro.

Hamilton subiu para quarto, seguido das Ferrari de Leclerc e Sainz, Ocon e Piastri.

VERSTAPPEN ASSUME A PONTA

Na volta 3, Verstappen é orientado pelo rádio que deveria atacar Russel, assim foi feito, a Red Bull número 1 já estava na frente no final da volta 3, abrindo na quarta volta , 1.2s sobre o inglês, evitando assim um possível ataque do piloto da Mercedes.

ESTRATÉGIAS

O 54° GP da história da Espanha foi particularmente marcado pelas estratégias das equipes, destaque para Norris, que optou por retardar suas paradas para tentar encarar os ponteiros da corrida com pneus menos desgastados e assim surpreender a Mercedes e Red Bull.

Com todos os carros largando de pneus macios, Albon foi o primeiro a parar na volta 8, escolhendo os pneus médios.

Na volta 15 Russel e Leclerc fizeram suas primeiras paradas, com um probleminha na roda traseira direita, a Mercedes demorou 5,3s na parada de Russel, afastando Russel de brigar pela liderança naquele momento da corrida.

Na volta 17 Verstappen era o líder, com Norris em segundo e Leclerc em terceiro.

Verstappen parou na volta 18, com um trabalho perfeito da equipe, que trocou os pneus macios pelos médios em 1.9s.

Enquanto isso, Norris continuava com a estratégia de retardar a parada e liderava a prova com Leclerc em segundo, Verstappen caiu para quarto, fazendo a volta mais rápida.

Finalmente na volta 24 a McLaren chamou Norris para sua parada, nesse momento tínhamos Leclerc na ponta com pneus no limite e Verstappen em segundo, com pneus novos Norris voltou em sexto.

 Na volta 32, com rendimento melhor, Norris ultrapassou Lewis Hamilton e assumiu a terceira posição, mirando agora o outro piloto inglês da Mercedes, George Russel.

Na volta 35 Norris ultrapassou Russel, que deu o troco em seguida, mas acabou sendo superado pelo piloto número 4 da McLAREN.

SEGUNDA RODADA DE PARADAS

Na segunda parada, o Hamilton que voltou em sétimo, optou pelos pneus macios, assim como Verstappen, que parou na volta 45, e Russel com pneus duros.

Voando na pista, Hamilton passou, Sainz, Piastri( que parou na volta 47) e Russel, alcançando a terceira posição .

Seguindo sua estratégia de parar sempre depois, Norris fez seu último Pit stop na volta 48, voltando 8s atrás do tricampeão e iniciando uma caçada volta a volta.

Na volta 51 essa diferença já era de 6,7.

A Red Bull alertava Verstappen sobre a forma como Norris se aproximava e fazia uma previsão de desgaste mais rápido dos pneus do piloto inglês.

Faltando 14 voltas para o final da corrida, a Red Bull voltou a alertar Verstappen sobre a aproximação da McLaren, momento em que a diferença era de 5.3 entre eles.

Aparentemente controlando a distância, Verstappen viu Norris fazer a volta mais rápida, com a diferença se mantendo na casa dos 4.5s faltando 7 voltas para a bandeirada final.

No final, tivemos a chegada com Verstappen em primeiro, Norris há 2 segundos e Hamilton em terceiro, chegando pela primeira vez na temporada no pódio.

Com mais uma vitória, Verstappen aumenta ainda mais a distância para o segundo colocado, que tem novo nome, Norris, escolhido pelo público o piloto do dia e mostrando assim a evolução impressionante da McLaren na temporada.

O próximo GP será no próximo final de semana na Áustria no circuito de Spielberg.

CLASSIFICAÇÃO DE PILOTOS (TOP 5)

1 .MAX VERSTAPPEN 219pts

2. LANDO NORRIS 150pts

3. CHARLES LECLERC 148pts

4. CARLOS SAINZ 116pts

5. SERGIO PEREZ 111pts

CLASSIFICAÇÃO CONSTRUTORES (TOP 5)

1 RED BULL 330pts

2 FERRARI 270pts

3 McLAREN 237pts

4 MERCEDES 151pts

5 ASTON MARTIN 58pts

Murilo Oliveira é empresário no ramo de culinária chinesa e locutor da Rádio Canabrava FM  e apresenta o “café com notícias” apaixonado por  automobilismo desde a adolescência, acompanha várias categorias, com atenção especial para a Fórmula 1.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo