Ex-Funcionários acusam Fundação José Silveira de não pagar salários de mês trabalhado, em Ribeira do Pombal-BA

Mesmo fora da gestão do Hospital Geral Santa Tereza, em Ribeira do Pombal, a Fundação José Silveira voltou a ser notícia no município em questão, e mais uma vez fruto de denúncias relacionadas ao não pagamento de salários dos funcionários.

Segundo informações, a Fundação não pagou parte do aviso prévio, bem como os salários do mês de dezembro de 2017, último período em que esteve à frente do H.G.S.T, além de outros direitos trabalhistas.

Os ex-funcionários afirmaram ainda que por diversas vezes tentaram obter uma resposta tanto da Fundação, bem como da Secretaria Estadual de Saúde, porém o silêncio tem deixado os trabalhadores, incomodados e preocupados.

Na noite da última quarta-feira, 14, uma Nota relatando o descaso foi distribuída a diversos órgãos de imprensa. Segue o texto:

Viemos aqui através deste, expressar o que vem acontecendo com todos os ex-funcionários da Fundação José Silveira, que trabalhou no HGST desde o ano de 2005 até 2017.

É certo que a população já sabe que a FJS não mais gere o HGST, e com isso fomos desligados para uma nova empresa assumir, só que, o que parece acontecer é que fomos esquecidos pela a antiga empresa e por seus representantes.

Por muitas vezes procuramos essas pessoas para nos informar sobre o que estaria acontecendo e o que iria acontecer em relação a nossa RESCISÃO, AVISO (DEZEMBRO), 08 (OITO) DIAS TRABALHADOS EM JANEIRO, FÉRIAS VENCIDAS, HORAS EXTRAS, MULTA DE 40%, FGST E SEGURO DESEMPREGO, e eles só sabem dizer que “NÃO SABEM DE NADA”, que “A SESAB AINDA NÃO REPASSOU”.

Nós entramos em contato diretamente com a FJS (Hospital Santo Amaro) e o que obtivemos foi um atendimento precário de informações, ou seja, nada! E sem contar com as ignorâncias que sofríamos das recepcionistas da mesma.

Já vínhamos sofrendo com os atrasos de salário há mais ou menos 02 anos e eles sempre colocando a culpa na “SESAB”, dizendo eles que esses atrasos eram por conta do atraso no repasse.

Se a SESAB está atrasando, a FJS tem por obrigação usar o FUNDO DE CAIXA (RESERVA) para poder pagar todos os direitos dos ex-funcionários.

Foi pago um montante no inicio do mês de janeiro que até o momento não sabemos o que foi.

Contas atrasadas e constrangimentos a todo o momento se resume no que estamos passando pela falta de respeito dos representantes da FJS que não souberam ou se omitiram a nos dar uma informação justa. Esperamos que a FJS se conscientize e cumpra com suas obrigações o mais rápido possível para que não haja maiores constrangimentos.

Engraçado que em época de campanha os políticos vêm nos procurar para apoiá-los não é Dep. Antonio Brito?

Ex Funcionários da Fundação José Silveira

Além da nota, foi publicado em redes sociais dados de repasses feitos pelo Governo do Estado à Fundação José Silveira, porém não é possível saber para qual Unidade foi direcionado, tendo em vista que a Fundação administra outros hospitais no Estado.

No site Transparência Bahia é possível ver alguns valores de repasses feitos pelo Governo do Estado à FJS.

O PORTAL ALERTA procurou as empresas bem como o Deputado Federal citados na nota, com o objetivo de esclarecer os fatos, bem como conceder a oportunidade de defesa diante das denúncias.

Fundação José Silveira

Em contato inicial com o setor de Recursos Humanos da Fundação José Silveira, o PORTAL ALERTA foi informado que a Assessoria de Comunicação iria tratar sobre o caso. Foram realizadas diversas tentativas de contato com a Assessoria de Comunicação, porém até o momento do fechamento desta matéria, não houve sucesso.

Secretaria de Saúde

Por telefone, a SESAB informou que quem deve explicações é a FJS, já que esta tem vínculo direto com os funcionários, e que a SESAB tem cumprido com suas obrigações. Ao ser indagada sobre a responsabilidade na condição de contratante da terceirizada, a SESAB informou que entraria em detalhes através de Correio Eletrônico, o que não ocorreu até o fechamento desta matéria.

Deputado Antônio Brito

Por ter sido citado na nota publicada pelos ex-funcionários, o PORTAL ALERTA procurou o Deputado Federal Antônio Brito (PSD-BA), que até o momento do fechamento desta matéria, também não se pronunciou.

É necessário que as autoridades responsáveis se voltem para o caso, garantindo assim os direitos dos trabalhadores que, diga-se de passagem, cumpriram com suas obrigações profissionais. Vale ressaltar, que o PORTAL ALERTA está disponível para todo aquele que foi citado na matéria, e queira se pronunciar.

Curta nossa página no facebook, e continue atualizado sobre tudo o que acontece em sua cidade!

Baixe o nosso aplicativo, e fique de olho na notícia!

 Redação: Portal Alerta

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo