Guerra na Ucrânia: Biden diz que Putin é um ‘ditador assassino’
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, chamou nesta quinta-feira (17) o presidente da Rússia, Vladimir Putin, de “ditador assassino” e um “puro bandido”. As declarações de Biden aconteceram em um evento no Capitólio, em Washington.
Na quarta (16), o presidente americano chamou Putin de “criminoso de guerra”, ao ser questionado por uma jornalista na Casa Branca.
A resposta russa não demorou.
“Consideramos inaceitável e imperdoável tal retórica do chefe de Estado cujas bombas mataram centenas de milhares de pessoas em todo o mundo”, disse o porta-voz presidencial russo, Dmitri Peskov.
Rússia vai ‘cuspir traidores como moscas’
O presidente Vladimir Putin voltou a ameaçar os cidadãos russos que se opõem à guerra do país com a Ucrânia. Em um pronunciamento feito hoje, ele chamou essas pessoas de “traidoras”.
“Qualquer povo, e ainda mais o povo russo, sempre será capaz de distinguir verdadeiros patriotas da escória e dos traidores, e simplesmente cuspi-los como uma mosca que acidentalmente entrou em suas bocas”, declarou.
Para Putin, esse processo será uma “autopurificação tão natural e necessária da sociedade”. “Só fortalecerá nosso país, nossa solidariedade, coesão e prontidão para responder aos desafios”, considerou.
O líder russo acusa países ocidentais de usar tais “traidores” como força estratégica para destruir o país.
Trata-se de mais uma repressão do governo à população que se manifesta contra a invasão em território ucraniano. Segundo monitoramento da ONG OVD-Info, quase 15 mil pessoas foram presas no país por irem contra a guerra.
Fonte: Yahoo Notícias