Tucano-BA: PL aprovado enfraquece todas as representações sindicais, avalia SINDSMUT

Projeto de Lei nº 003 aprovado pela Câmara de Vereadores do Município de Tucano enfraquece todas as representações sindicais, avalia SINDSMUT – Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal de Tucano. A votação ocorreu nesta quinta-feira (10) em uma sessão marcada pela ocupação de pessoas que tentavam adiar a votação.

Segundo o SINDSMUT, a lei reduz para dois o número de profissionais do magistério com direito a licença para exercício de mandato sindical. “Na prática, o PL-003 enfraquece todas as representações sindicais de nossa cidade, já que até hoje nenhuma outra classe possui este direito no município”, detalha o site da entidade.

A entidade diz que o PL é de autoria do prefeito Ricardo Maia Filho (PSD-BA), classificando como “um golpe contra sindicatos e servidores de Tucano, ao tempo em que critica o pai do prefeito, o ex-prefeito do Município de Ribeira do Pombal e pré-candidato a Deputado Federal Ricardo Maia, por indicar um histórico de embates com os sindicatos de Ribeira do Pombal, onde foi prefeito por dois mandatos. Desta vez, no entanto, os servidores tucanenses não se deram por vencidos. Antes que terminasse o intervalo da sessão, sentaram nas cadeiras dos parlamentares, impedindo a votação do PL e exigindo a abertura de negociações com o poder público. Os vereadores chegaram a deixar o prédio da Câmara durante o almoço, mas vendo que a as repercussões da ocupação começavam a mobilizar mais servidores, retornaram pela porta dos fundos e votaram os projetos do dia, trancados na sala do presidente, Jorge Seixas. Ao saber do desfecho, os líderes sindicais encerraram a ocupação, mas deliberaram antes de sair que deveria ser convocada uma Assembleia Geral para decidir qual o rumo da luta dos servidores, já que as possibilidades de diálogo se esgotaram.

Fonte: euclidesdacunha.com

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo