Candida auris: Hospital da Bahia diz que tem apenas cinco casos; Sesab fala em 11
![](https://www.portalalerta.com.br/wp-content/uploads/2020/12/Fungo.jpg)
Ao contrário do que foi divulgado pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), o Hospital da Bahia afirmou que apenas cinco pacientes foram infectados com o ‘superfungo’ Candida auris. O órgão sustenta que 11 casos da doença foram identificadas na unidade de saúde privada.
Segundo o Correio, o infectologista Igor Brandão, coordenador da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar do Hospital da Bahia (CCIH), afirmou que quatro pacientes estavam com quadro grave de covid-19 e o quinto teve uma doença de origem não revelada. “São pacientes altamente complexos, o que na nossa linguagem da medicina dizemos que são fatores de risco para fungemia. Ou seja, esses pacientes tem alto risco de ter algum fungo”, disse.
![](https://www.portalalerta.com.br/wp-content/uploads/2018/02/Auto-Escola-Nobre.jpg)
Dos contaminados, três morreram, mas não por causa do fungo, segundo o médico. “A infecção pode ser corresponsável, mas a doença mais grave e sem tratamento não foi a Candida auris e sim a covid-19”, revelou.
De acordo com a CNN, a infecção por Candida auris é resistente a medicamentos e pode ser fatal. Em todo o mundo, estima-se que infecções fúngicas invasivas de C. auris tenham levado à morte de entre 30% e 60% dos pacientes.
Fonte: Metro1